paginas

sexta-feira, 30 de março de 2012

ZÉLIA DUNCAN: "ESTOU BOMBANDO"

Fonte: Revista Época
19/08/11
A cantora, que lança seu novo DVD diz, em entrevista a Época, que está em uma fase romântica e feliz. Novo trabalho traz canções inéditas de Tom Zé, Moska, Marcelo Jeneci, além de gravação de duas canções de Roberto Carlos.
Danilo Casaletti

EM CENA Zélia mostra composições inéditas e regravações de Roberto Carlos

A cantora Zélia Duncan comemora 30 anos de carreira lançando seu novo DVD, Pelo sabor do gesto – em cena(Biscoito Fino), em duas apresentações neste final de semana, em São Paulo. Gravado no Teatro Municipal de Niterói, em março deste ano, o trabalho registra as canções do álbum Pelo sabor do gesto, lançado em 2009, além de canções inéditas. 


O show e o DVD foram dirigidos pela atriz Ana Beatriz Nogueira, a Clarice de Insensato Coração, e mostra Zélia bem à vontade na quase récita de “Felicidade”, música de Luiz Tatit. De novidades ainda tem “O tom do amor”, parceria de Zélia com Moska, e “Defeito 10: cedotardar” (Moacyr Albuquerque/Tom Zé).

Dos grandes hits de sua carreira, só "Catedral" aparece. E no bis. “Luto para não sucumbir ao caminho mais óbvio, que muitas vezes é o mais fácil”, diz Zélia, sobre a opção de privilegiar canções novas em um registro ao vivo.

Na versão para CD, são nove canções ao vivo e mais quatro de estúdio: “Borboleta” (Marcelo Jeneci/ Arnaldo Antunes/ Alice Ruiz/ Zélia Duncan), “O tom do amor”, “Por isso corro demais” (RobertoCarlos/ Erasmo Carlos) e “Defeito 10: cedotardar”.

Em entrevista a ÉPOCA, a cantora fala sobre o show e sobre seu novo projeto, um espetáculo só com músicas do compositor paulistano Luiz Tatit: “Será filosofia pura”.
ÉPOCA –Você tem uma ligação muito forte com São Paulo e com os compositores paulistas. Foi por isso que decidiu lançar o DVD por aqui? 
Zélia Duncan -
 Sim, é algo muito sólido na minha vida a relação com São Paulo. Se não passar por aqui, parece que nem começou! 

ÉPOCA - Quando você lançou o CD Pelo sabor do gesto, disse em entrevista a ÉPOCA que estava “adorando ser romântica”. Essa fase ainda continua? 
Zélia -
  E eu nem sabia que estava! Se ser romântica tem também a ver com maturidade e serenidade, sim, “tô bombando”! 

ÉPOCA - Você bancou a ideia de sair do lugar comum e fazer um show e um DVD praticamente com as músicas do disco e outras inéditas, sem os grandes hits de sua carreira. Como foi a receptividade do público? 
Zélia -
 As pessoas que me acompanham meio que já sabem que luto para não sucumbir ao caminho mais óbvio, que muitas vezes é o mais fácil. O Auditório (Ibirapuera) está cheio faz uns bons dias, todos parecem bem animados! Estou muito confiante com esse momento, o registro é legítimo e feliz. 

ÉPOCA - A diretora do show é a atriz Ana Beatriz Nogueira. Na faixa "Felicidade", você praticamente recita a letra do Luiz Tatit. Foi fácil para você exercitar esse lado mais “atriz”? Como a diretora trabalhou isso em você? 
Zélia -
 (risos) A música é assim originalmente: meio uma récita. E a super Ana Beatriz apenas me pediu que eu ficasse no mesmo lugar. E o resto foi a paixão por Luiz Tatit que falou mais alto. 

ÉPOCA - Na versão em CD, você optou por colocar apenas nove músicas dos shows e outras quatro registradas em estúdio. Foi complicado escolher apenas alguns números de um show tão bem encadeado pelas canções? 
Zélia -
 Foi diferente, mas me diverti em subverter meu próprio repertório. Não vejo graça em ter um CD idêntico ao de estúdio e idêntico ao vídeo, sabe? E as pessoas se amarraram nessas surpresas. Ficou bom de ouvir assim! 

ÉPOCA - Essas novas canções caberiam em um novo projeto. Por que decidiu antecipá-las? 
Zélia -
 Porque elas se impuseram assim, porque comemoro meus 30 anos de profissionalização com as novidades à minha volta. E porque quis ter isso no DVD, pra que economizar, né? A fonte de onde saíram essas já está gerando outras! 

ÉPOCA - A música “Borboleta” foi feita por você e outros três compositores (Marcelo Jenice, Arnaldo Antunes, Alice Ruiz). Como chegaram ao “consenso” do que é a música? 
Zélia -
 Culpa do Marcelo, que vai arrastando a melodia cada hora pra um! Adorei isso. Começou comigo e Alice, na casa dela, depois completou com Arnaldo. Como a brincadeira que a musica sugere, saca? Voando pra onde quer!

ÉPOCA - O músico Marcelo Jeneci ficou conhecido do grande público há pouco tempo, quando lançou seu álbum. Mas você já tinha feito música com ele em 2009. Como os novos compositores chegam a você? Está sempre atenta a isso? 
Zélia -
 Sim, e acho que por isso mesmo vou encontrando, esbarrando, tentando detectar os que têm pontos de contato comigo e com meu trabalho. 

ÉPOCA - Antes de cantar “Por isso corro demais”, você diz ser uma praticante de corrida. Correr também a inspira musicalmente? Alguma canção já nasceu enquanto você corria? 
Zélia -
 Muitas ideias e nomes de álbuns e canções! 

ÉPOCA - Você está completando 30 anos de carreira. Essas datas redondas costumam inspirar reflexões nos artistas. Você já fez a sua? 
Zélia - 
 Minha reflexão está no DVD! E estou preparando um espetáculo só de Luiz Tatit. Filosofia pura! Estou “Tatiando”... 

Repertório do DVD:
01 Boas Razões 
Autor: Alex Beaupain - versão Zélia Duncan 

02 Ambição 
Autor: Rita Lee 

03 Telhados de París 
Autor: Nei Lisboa 

04 Se um Dia me Quiseres 
Autores: Zélia Duncan e Zeca Baleiro 

05 Intimidade 
Autores: Christiaan Oyens e Zélia Duncan 

06 Tudo Sobre Você 
Autores: John Ulhoa e Zélia Duncan 

07 Felicidade 
Autor: Luiz Tatit 

08 Esporte Fino Confortável 
Autores: Chico Cézar e Zélia Duncan 

09 Aberto 
Autores: Edu Tedeschi e Zélia Duncan 

10 Se Eu Fosse 
Autores: Dante Ozzetti e Zélia Duncan 

11 Duas Namoradas 
Autores: Itamar Assumpção e Zélia Duncan 

12 Defeito 10: Cedotardar 
Autores: Moacyr de Albuquerque e Tom Zé 

13 Borboleta 
Autores: Marcelo Jeneci, Arnaldo Antunes, Alice Ruiz e Zélia Duncan 

14 Todos os Verbos 
Autores: Marcelo Jeneci e Zélia Duncan 

15 Pelo Sabor do Gesto 
Autores: Alex Beaupain - versão Zélia Duncan 

16 Os Dentes Brancos do Mundo 
Autores: Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle 

17 I Love You 
Autores: Roberto Carlos e Erasmo Carlos 

18 Por Isso Eu Corro Demais 
Autores: Roberto Carlos 

19 Sinto Encanto 
Autores: Moska e Zélia Duncan 

20 O Tom do Amor 
Autores: Moska e Zélia Duncan 

21 Flores 
Autores: Fred Martins e Marcelo Diniz 

22 Nem Tudo 
Autores: Edu Tedeschi e Zélia Duncan 

23 Catedral 
Autores: Tanita Tikara - versão Christiaan Oyens e Zélia Duncan 

Nenhum comentário:

Postar um comentário