paginas

sábado, 27 de outubro de 2012

Metrópole Jornal




Após a estreia em São Paulo e apresentações em Belo Horizonte, agora é a vez de Curitiba receber o espetáculo “TôTatiando”, estrelado por Zélia Duncan
Com direção de Regina Braga, que faz sua estreia neste papel, a peça é baseada na obra do músico e compositor Luiz Tatit, com Zélia interpretando e dando vida ao rico material produzido por ele. A direção musical é de Bia Paes Leme, que foi produtora de “Eu Me Transformo em Outras” (2004), e é parceira de Zélia há muito tempo.  O espetáculo será apresentado no Teatro Guairinha, nos dias 10 e 11 de novembro.
“TôTatiando” é uma declaração de amor à obra de Luiz Tatit e a São Paulo, cidade que sempre despertou a curiosidade e aguçou o desejo de Zélia ser artista.  “Não é show.  É a proposta de representar algumas de suas músicas, onde eu e minha preciosa diretora, Regina Braga, enxergamos possíveis personagens”, explica Zélia.  Ao invés de músicas feitas para teatro, é o teatro feito a partir da música.
A ideia do projeto “TôTatiando” é colocar uma lente de aumento no aspecto que pode ser mais teatral da obra de Luiz Tatit, obviamente  através de suas canções, porém usando esse viés teatral, contando uma história e degustando cada canção como se fosse um esquete. Para cada canção, um personagem, com seus adereços e recursos próprios.
Tatit acredita e defende que a canção vem da voz falada, de nossas entonações cotidianas e compõe pensando nisso. Sua pesquisa é profunda e muito rica. Fala das idiossincrasias de uma forma tão direta, que todo mundo entende e até ri de si mesmo. Assim, ele vai nos apontando paradoxos e subjetividades, desmitificando também o isolamento, na medida em que percebemos quantos pontos em comum temos uns com os outros. Ele humaniza porque é espelho, impossível não nos vermos em muitas de suas letras e formas de dizer dele mesmo, ou desse personagem que pula de sua imaginação para dentro de nós. E tem humor, quase sem querer.“Na verdade eu nunca me senti e nunca me vi como uma cantora que ficasse apenas se dedicando ao ofício de cantar, o que já é mesmo um serviço para a vida toda. Tenho feito muitas coisas diferentes na minha carreira, romper virou uma tradição, que espero manter pra sempre. Tenho acalentado esse projeto há um bom tempo. Interpretar cantando, dentro de um contexto muito teatral, com músicos e direção, os personagens das canções de Luiz Tatit”, diz Zélia 
Para colocar em prática este grande projeto, onde o texto é a canção e a canção é o texto, Zélia precisava de alguém que entendesse perfeitamente a arte de atuar. Convidou a atriz Regina Braga para dirigir “TôTatiando” que aceitou participar desse formato instigante de se fazer teatro. “Regina além de conhecer profundamente seu ofício e desempenhá-lo com um amor e talento fundamentais, é extremamente musical e admiradora de Luiz Tatit com o entusiasmo que é preciso”, conclui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário